quarta-feira, 8 de junho de 2011

Boa noite, galera!
Hoje nós vamos aprender um pouco mais sobre a Sífilis, doença que causou tantas mortes ao longo da história que adotou o título de “antiga AIDS”.

A Sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. 
A transmissão é basicamente sexual, mas pode também ser transmitida da mãe para o feto. A doença é dividida em 3 fases, denominadas de sífilis primária, secundária e terciária. A camisinha é, como sempre, o melhor método para prevenir a transmissão da sífilis.
A lesão primária apresenta-se como um úlcera, (parecida com uma afta de boca), não dolorosa nos órgãos genitais, que surge 2 semanas após o contacto sexual. Nas mulheres pode passar despercebida uma vez que é indolor e costuma ficar escondida entre os pelos pubianos e a vulva. Essa úlcera é chamada de cancro duro, e após 3 a 6 semanas desaparece mesmo sem tratamento, lavando a falsa impressão de cura espontânea. Esse é o problema da Sífilis primária, é uma lesão indolor, que pode passar despercebida e que desaparece mesmo sem tratamento.

Algumas semanas ou meses após o desaparecimento do cancro duro, a doença retorna, agora disseminada pelo organismo. Essa forma de sífilis se manifesta com erupções na pele, classicamente nas palmas das mãos e solas dos pés, febre, mal estar, perda do apetite e aumento dos linfonodos (gânglios) pelo corpo.
As lesões nas solas e palmas são características, mas as erupções podem ocorrem em qualquer local do corpo.
Novamente a doença desaparece mesmo sem qualquer tratamento.
Os pacientes podem ficar de um até vários anos, inclusive décadas, assintomáticos, até o retorno da doença.

A fase terciária apresenta três tipos de manifestação:

- Goma sifilítica - Lesões ulceradas que podem acometer pele, ossos e órgãos internos.
- Sífilis cardiovascular - Causa aneurismas da aorta torácica
- Neurosífilis - Acomete o sistema neurológico, levando à demência, meningite, AVC e problemas motores por lesão da medula e dos nervos.



Úlcera sifilítica - 1ª fase

2ª fase - Lesões na pele


Goma sifilítica - 3ª Fase


O diagnóstico da Sífilis é feito através de exame de sangue. Embora o tratamento seja considerado simples, com uso de antibióticos como a penicilina, a Sífilis ainda é uma doença extremamente dolorosa, perigosa e letal.
Mais uma vez, vale ressaltar, como já foi feito aqui com todas as outras DST's apresentadas, que a camisinha é o ÚNICO meio de prevenção confiável para a Sífilis.

Se cuidem, pessoal!

Referências:
http://www.brasilescola.com/doencas/sifilis.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário