sexta-feira, 24 de junho de 2011

Olá, pessoal! Vamos falar sobre uma doença  bem conhecida.

A Hepatite B é uma inflamação do fígado causada pelo vírus HBV. Ele multiplica-se no núcleo da célula infectada, utilizando as enzimas de replicação de DNA da própria célula humana.
A hepatite B é transmitida por sangue (transfusões, agulhas contaminadas, relação sexual, após o parto, instrumentos cirúrgicos ou odontológicos, etc.). Não se adquire hepatite B através de talheres, pratos, beijo, abraço ou qualquer outro tipo de atividade social aonde não ocorra contato com sangue.
Assim como em outras hepatites, muitas pessoas não apresentam sintomas e descobrem que são portadoras do vírus em exames de rotina. Geralmente, os sintomas ocorrem em fases agudas da doença e são semelhantes aos das hepatites em geral, se iniciando com:
- Mal-estar generalizado;
- Dores de cabeça e no corpo;
- Cansaço fácil;
- Falta de apetite e náusea;
- Febre;
- Coloração amarelada das mucosas e da pele;
- Coceira no corpo;
- Urina escura;
- Fezes claras.

25 a 40% das pessoas infectadas pelo vírus HBV podem desenvolver cirrose e câncer de fígado. A forma clínica mais grave, chamada de hepatite fulminante, na qual há elevado risco de morte, ocorre em menos de 1% dos pacientes que adquirem o vírus.
A confirmação diagnóstica é feita por exames de sangue. A biópsia hepática (retirada de pequeno fragmento do fígado com uma agulha fina para análise microscópica) pode ser necessária para avaliar o grau de comprometimento do fígado.
Vários são os remédios utilizados no tratamento da hepatite B, depende do estágio da doença no infectado. O uso de qualquer medicamento será avaliado pelo médico. Remédios para náuseas, vômitos e coceira, bem como administração intravenosa de líquidos podem ser usados ocasionalmente. A forma fulminante da hepatite exige cuidados intensivos em hospital, podendo necessitar de transplante hepático.
Como aliada à prevenção dessa doença temos uma vacina que deve ser feita em todos os recém-nascidos, iniciando o esquema vacinal já no primeiro mês de vida. Adultos não vacinados e que não tiveram a doença também podem tomar a vacina. A hepatite B, assim como todas as DSTs, pode ser evitada com o uso de preservativos em todas as relações e práticas sexuais.
Fiquem espertos, a melhor forma de tratamento é a prevenção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário