quinta-feira, 9 de junho de 2011

Boa noite, pessoal! Vamos falar um pouquinho sobre duas bacteriazinhas pouco conhecida, mas que podem causar muito estrago!
A Salmonella sp é um gênero de importância muito grande, envolvido em processos tóxicos e infecciosos. Existem 2.200 tipos dessa bactéria. Ela tem predileção por hospedeiros, porém algumas espécies não apresentam predileção. Tem enorme facilidade de se relacionar com o organismo de qualquer animal, afetando seu sistema digestório.
Essa bactéria recebeu essa denominação em homenagem ao bacteriologista veterinário D.E. Salmon. que isolou, em 1884, microrganismos posteriormente denominados Salmonella cholerae suis. Posteriormente  Gartner descobriu a Salmonella enteridis e Loefler, em 1889, a Salmonella typhymurium. Todas são membros da família Enterobacteriaceae.

As salmonelas distribuem-se por todo o mundo. A multiplicação desse agente fora do organismo é facilitada pelas altas temperaturas e pelos materiais proteicos (por exemplo, águas residuais). Portanto, os pontos chaves dos contágios por salmonelas são as regiões tropicais e subtropicais, assim como os lugares com grande concentração de animais e de pessoas. Levantamentos epidemiológicos realizados em vários países situam as salmonelas entre os agentes patogênicos mais frequentemente encontrados em surtos de toxinfecção de origem alimentar, tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento. 
Manchas rosadas características da febre tifóide
Em seres humanos, a febre tifoide é a forma clássica de salmonelose, e permanece ainda hoje como um grande problema de saúde mundial. O quadro clínico da febre tifoide apresenta-se geralmente com febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, dissociação pulso-temperatura, manchas rosadas no tronco, diarreia e tosse seca. Também pode haver comprometimento do sistema nervoso central.
A apresentação mais branda da salmonelose em seres humanos é a intoxicação alimentar resultante da ingestão de alimentos contaminados. Em animais, as infecções são frequentemente conhecidas como paratifoides. Então a salmonelose é uma doença bacteriana que afeta todas as espécies animais, mas, com maior frequência, bovinos, equinos e suínos. Animais infectados servem de reservatório para a infecção em humanos.

Pessoas contaminadas por essa bactéria que tem como sintoma apenas distúrbios alimentares, como diarreia, geralmente recuperam-se totalmente. Um pequeno número de pessoas infectadas com salmonela pode desenvolver dor nas articulações, irritação nos olhos e urinação dolorosa. Isso é chamado de síndrome de Reiter, a qual pode durar meses ou anos e ocasionar artrite crônica.
Se uma pessoa tocar algum alimento contaminado e não lavar bem as mãos, as mãos contaminadas poderão espalhar a bactéria a superfícies e objetos que poderão ser tocados por outra pessoa. Mãos contaminadas também podem transmitir a bactéria a alimentos que serão comidos por outras pessoas. As mãos também podem contaminar-se com a bactéria.
A forma mais conhecida de transmissão da Salmonella sp é a alimentar e poucas pessoas sabem que a bactéria pode ser transmitida sexualmente. Uma gestante infectada transmitirá a bactéria, através da placenta, para o bebê.
Determinar que a salmonela é a causa da doença depende de teste laboratorial que a identificará nas fezes da pessoa infectada. Assim que a salmonela for identificada, testes posteriores podem determinar o seu tipo e que antibióticos podem ser usados no tratamento.
Outra bactéria pertencente à mesma família que a Salmonella é a Shigella. Ela possui este nome em honra ao bacteriologista japonês Kiyoshi Shiga, que a descobriu em 1897. Como a Salmonella, essa bactéria possui a sua mais comum forma de transmissão através de alimentos contaminados, mas também pode ser adquirida através do ato sexual.
Representação da área de atuação das bactérias dos gêneros
 Salmonella sp e Shigella sp
As bactérias do gênero Shigella sp atuam no organismo humano atravessando o revestimento do intestino, o que produz edema no mesmo e, por vezes, úlceras superficiais. Dentre os sintomas estão febre, irritabilidade ou sonolência, perda de apetite, náuseas e vômitos, diarreia, dor abdominal e dor ao defecar. Num prazo de três dias após o inicio da infecção, surgem pus, sangue e muco nas fezes. Verifica-se imediatamente uma perda de peso acentuada e uma desidratação grave na pessoa infectada. Em ocasiões raras, a desidratação grave pode conduzir ao estado de choque e à morte. O diagnóstico só é feito através da análise de uma cultura de amostra de fezes frescas.
Fiquem espertos, pessoal, temos certeza que ninguém quer ser "abrigo" pra essas bactérias danadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário