quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bom dia, galera!

Hoje nós vamos aprender sobre a Uretrite não-gonocócica (UNG). Ela também é conhecida como uretrite não-específica em virtude do desconhecimento de sua etiologia, na maioria dos casos. Vários agentes têm sido responsabilizados por estas infecções, sendo os principais: Chlamydia trachomatis, Ureaplasma urealyticum, Mycoplasma hominis, Trichomonas vaginalis, dentre outros.
A Chlamydia trachomatis é o agente mais comum de UNG. É uma bactéria, obrigatoriamente intracelular, que também causa o tracoma, a conjuntivite por inclusão no recém-nascido e o linfogranuloma venéreo. A transmissão se faz pelo contato sexual. O período de incubação desta uretrite não é preciso, mas considera-se, em geral, que o tempo compreendido entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia em torno de 15 dias, podendo chegar até 35 dias. 
A UNG caracteriza-se pela presença de corrimentos mucóides, discretos, com disúria leve e intermitente.
A uretrite subaguda é a forma de apresentação de cerca de 50% dos pacientes com uretrite causada por C. trachomatis. Entretanto, em alguns casos, os corrimentos das UNG podem simular, clinicamente, os da gonorréia. As mulheres infectadas pela C. trachomatis transmitem infecção, porém raramente apresentam sintomas típicos.

Manifestações Clínicas




Nas mulheres

As manifestações clínicas mais importantes na mulher são: cervicite muco purulenta, síndrome uretral aguda, endometrite e doença inflamatória pélvica, que é determinada em cerca de 50% dos casos pela Chlamydias, e constitui uma das maiores causas de infertilidade.

Nos homens

As manifestações são similares àquelas observadas nas infecções gonocócicas. O sintoma mais importante é a uretrite, mas podem ocorrer também epidimite, prostatite, e proctite. Balanite ocorre, principalmente, em indivíduos portadores de fimose ou prepúcio longo.




O tratamento é feito através da tomada de antibióticos, que devem ser prescritos pelo médico.

E a prevenção? CAMISINHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fiquem de de olhos abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário