segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bom dia, pessoal! Vamos falar um pouquinho sobre uma DST muito conhecida.
A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível causada pela Neisseria gonorrhoeae, uma bactéria que cresce e multiplica-se facilmente em áreas quentes e úmidas do trato reprodutivo como útero e tubos de falópio na mulher; e uretra em homens e mulheres. A bactéria também pode crescer na boca, faringe e ânus. Raramente essa bactéria se espalha pela circulação sanguínea, mas se isso ocorrer pode causar danos à epiderme, articulações, cérebro, válvulas cardíacas, olhos e até mesmo causar a morte do infectado.
 A gonorreia é transmitida pelo contato com o pênis, vagina, boca ou ânus. Não é necessário haver ejaculação para a gonorreia ser transmitida. A gonorreia também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto (ao passar pelo canal vaginal), se isso ocorrer, um ou ambos os olhos da criança ficarão fortemente inflamados.
Os sintomas dependem de há quanto tempo a pessoa tem a doença, há quanto tempo a infecção foi transmitida e se já teve a doença anteriormente.
Nos homens, se somente a uretra foi infectada, a gonorreia desaparecerá cerca de dois dias após o início do tratamento. No entanto, ainda que os efeitos tenham cessado, a medicação oral deverá ser tomada durante todo o tempo prescrito. Sem tratamento, a uretra pode apresentar cicatrizes acarretando em incapacidade de urinar normalmente ou esterilidade. Nas mulheres, se somente o colo do útero for infectado, a gonorreia desaparecerá cerca de dois dias após iniciado o tratamento. No entanto, ainda que os sintomas tenham cessado, a medicação oral deverá ser tomada durante todo o tempo prescrito. Sem tratamento, a bactéria pode se espalhar pelo útero, ovários e trompas de falópio, causando possivelmente esterilidade e doenças pélvicas inflamatórias (infecção nas trompas) e risco de gravidez tubária. Os sintomas mais comuns são:
Vagina contaminada pela Neisseria gonorrhoeae
- Sensação de queimação ou dor ao urinar;
- Vontade frequente de urinar;
- Corrimento turvo e denso do pênis;
- Corrimento vaginal turvo e com odor desagradável;
- Dor de estômago (nas mulheres);
- Sangramento menstrual anormal;
- Ânus ou reto inflamados (após relação sexual anal);

Olho infeccionado pela Neisseria gonorrhoeae

- Inflamação de garganta (após relação sexual oral);
- Dor no escroto ou testículos.

Pênis infectado pela Neisseria gonorrhoeae






Muitas disfunções e doenças sexualmente transmissíveis podem causar sintomas similares aos da gonorreia. Para confirmar se tem gonorreia, seu médico examinará uma amostra do corrimento da uretra do pênis ou do colo do útero. A urina também pode ser testada.
A gonorreia é tratada através de antibióticos, ministrados tanto por via oral quanto por injeções. A única prevenção é o uso dos preservativos, como sempre, fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário