quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ei, galera, vocês já sabem que nosso blog é sobre DSTs virais e bacterianas, mas vocês sabem a diferença entre esses dois microorganismos que as causam?
Seu corpo é um organismo multicelular composto talvez de 100 trilhões de células. As células no seu corpo são aparelhos relativamente complicados. Cada uma tem um núcleo, um equipamento de produção de energia,... As bactérias são organismos muito mais simples, com apenas uma célula e sem núcleo definido. Elas pertencem ao Reino Monera e têm, aproximadamente, um centésimo do tamanho de uma célula humana. As bactérias são como peixes nadando no oceano do seu corpo. Em condições ideais, as bactérias se reproduzem bem rapidamente: uma vez que a cada 20 ou 30 minutos uma bactéria se divide em duas, nessa velocidade, uma bactéria pode se transformar em milhões em apenas poucas horas.
O vírus pertence a uma linhagem totalmente diferente. Ele é um microorganismo acelular, uma partícula viral nada mais é do que um fragmento de DNA dentro de uma cápsula protetora. Como são destituídos de células e só têm metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras específicas, não existe consenso entre os cientistas quanto ao fato de poderem ou não ser classificados como seres vivos. De qualquer forma, os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, assim como algumas bactérias. O vírus entra em contato com a célula, se liga à parede celular e injeta seu DNA (e talvez algumas enzimas) dentro dela. O DNA usa o mecanismo que há dentro da célula viva para reproduzir novas partículas virais. Finalmente, a célula que foi invadida morre e se rompe, liberando as novas partículas de vírus, ou as partículas virais desenvolvem-se e são liberadas em forma de vesículas, neste caso, é muito provável que a célula continue viva. Nos dois casos, a célula é uma fábrica de vírus. O vírus para viver e se multiplicar precisa estar dentro das células de um organismo. Dentro da célula, o vírus consegue assumir o comando, fazendo com que a célula trabalhe para ele. Fora da célula o vírus morre (o tempo ainda não é preciso). Os vírus podem parasitar plantas, animais e até mesmo bactérias. Geralmente, a presença desses microorganismos produz algum efeito colateral que faz com que você fique doente. Por exemplo, as bactérias estreptocócicas liberam uma toxina que causa a inflamação da sua garganta. O vírus da pólio libera toxinas que destroem as células nervosas, geralmente levando à paralisia. Algumas bactérias são benignas ou benéficas (por exemplo, todos nós temos milhões de bactérias no intestino e elas ajudam a digerir a comida), mas muitas são perigosas quando entram no corpo ou na corrente sanguínea. Mas uma coisa é certa: as infecções virais e bacterianas são, de longe, a causa mais comum de enfermidades para a maioria das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário