domingo, 19 de junho de 2011


Boa Tarde galeraaa!
Hoje nós vamos falar um pouco sobre um  vírus chamado Chlamydia Trachomatis.
A Chlamydia é uma doença sexualmente transmissível, uma doença silenciosa que se espalha cada vez mais. Nos E.U.A, por exemplo, existem cerca de 4 milhões de casos novos anualmente, a maior parte em jovens com menos de 25 anos de idade. Afeta os órgãos genitais masculinos e femininos. Assim como os vírus e as rickettsias (rickettsia é um gênero de bactérias que são carregadas como parasitas por vários carrapatos, pulgas, e piolhos), a chlamydia é um parasita intracelular obrigatório. Pode produzir esporos, o que torna sua disseminação mais fácil. Este vírus, pode apenas afetar seres humanos, pode ser transmitido através de fluidos corporais, pelos genitais, olhos e boca. A Chlamydia pode também ser transmitida ao recém-nascido durante o parto se a grávida se encontrar infectada.
Os sintomas de infecção diferem entre o sujeito masculino e o sujeito feminino, os homens podem sentir ardor na uretra (canal que faz a ligação entre a bexiga e a extremidade do pênis, para saída da urina) enquanto urinam e até libertar corrimento.
Nas mulheres, é frequente a infecção do colo do útero mas pode também haver envolvimento da uretra, do útero e das trompas. A infecção do colo do útero pode manter-se silenciosa (sem sintomas) durante muito tempo ou manifestar-se por corrimento purulento (amarelo e espesso). Podem também experienciar outros sintomas, como ardor ao urinar e dores na parte inferior da barriga. A inflamação da faringe, com dores de garganta, pode surgir quando se pratica sexo oral com um indivíduo infectado, e pode haver inflamação do reto com dor durante a defecação e emissão de pus e sangue se praticar sexo anal.
A Chlamydia pode até afetar os órgãos sexuais internos da mulher, sendo uma causa frequente de esterilidade por inflamação das trompas de falópio. Aumenta também o risco de gravidez ectópica (gravidez em que o desenvolvimento do feto ocorre fora do útero) e do parto prematuro. As infecções crônicas do colo do útero (cervicites crônicas) não tratadas podem levar ao aparecimento de cancro do colo do útero. Outra complicação possível é a infecção ocular (conjuntivite).
Esta doença pode ser tratada com vários fármacos,  doxiciclina  é o antibiótico mais popular porque é faz parte de um longo processo de tratamento e é relativamente barato. Embora, tetraciclina , cloranfenicol, rifampicina, e fluroquinones possam também ser usados. É recomendado o uso de eritromicina no caso de gravidez.
Está a ser elaborado um estudo na universidade “Johns Hopkins” situada em Baltimore, E.U.A que testa uma vacina em ratos, injectando-lhes Chlamydia Trachomatis, isolando e amplificando os anticorpos produzidos, usando-os depois para “moldar” uma proteína. O próximo passo será adaptar esta proteína para humanos, no entanto, a melhor maneira de se proteger contra esta doença, assim como todas as outras doenças sexualmente transmissíveis é evitando a prática de sexo com parceiros com passado sexual desconhecido e usando sempre o preservativo, e ao ser diagnosticada esta doença, alertar os parceiros sexuais desse facto, para que a doença não seja espalhada ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário