quinta-feira, 2 de junho de 2011

Doenças Sexualmente Transmissíveis


Boa noite, galera!
Nada melhor para o primeiro post do que uma introdução ao nosso assunto principal, as famosas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)!
Pois então... Quem são essas? São nada mais nada menos que doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual.
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Mas em nosso blog daremos atenção exclusivamente às doenças virais e bacterianas transmitidas sexualmente.
As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual ativa, independente da idade, consultas periódicas ao ginecologista. 
Certas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves como infertilidade, infecções neonatais, malformações congênitas, e aborto (no caso de gestante), câncer e até a morte.
Alguns grupos, especialmente religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade poderiam bastar para evitar a disseminação de tais doenças, mas atualmente esses meios estão sendo corrompidos cada vez mais, então fica a dica: não dispense o uso da camisinha.

2 comentários:

  1. muito legal, esse é um assunto cheio de tabus que devem ser quebrados e é bem legal a iniciativa desse blog

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom conhecer mais sobre as DSTs!

    ResponderExcluir